terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Interpretação e Organização Interna

Interpretação de Textos

Em primeiro lugar...

Antes de tudo o mais, é necessário ler o texto muito atentamente, prestando uma atenção particular às palavras de ligação (mas, todavia, no entanto, etc.), por forma a compreender a sua construção e identificar as diferentes etapas da argumentação do autor (as partes). Nesta fase, faz todo o sentido sublinhar as palavras e as expressões essenciais.

Acima de tudo, dê a si próprio o tempo necessário para ler o texto com cuidado. Não se precipite, pois muitas vezes pensamos compreender bem as coisas, fazendo confusões e simplificações excessivas. Desconfie dos textos que parecem muito simples; muito frequentemente têm armadilhas que vos podem levar a interpretar mal o que neles está escrito.

Finalmente, aponte os exemplos dados no texto, para os explicar cuidadosamente a seguir. Muitas vezes o raciocínio filosófico do autor é mais facilmente compreensível através deles.

A Introdução

A introdução do seu trabalho de interpretação de um texto filosófico deve, de preferência, ser constituída por quatro partes sucessivas e ordenadas. Esta forma de fazer tem o grande mérito de obrigar a tratar do essencial, evitando todas as generalidades que engordam o trabalho sem utilidade para esclarecer o texto. Nesta óptica, vale pouco a pena escrever sobre o autor, contando a sua vida em três linhas...

Tema

A primeira etapa consiste em identificar o tema que está em questão, na sua forma geral (tema da ética, da linguagem), mas também sob um ângulo mais preciso, por exemplo, “o direito do cidadão à oposição num texto de filosofia política de Rousseau”, “a especificidade do conhecimento humano, relativamente às formas que o prefiguram no animal, segundo Aristóteles”. Em
resumo, trata-se de compreender de forma precisa aquilo de que fala o autor e limitar muito bem o tema. O tema não deve, no entanto, ser confundido com a tese, isto é, aquilo que o autor quer demonstrar no excerto em causa.

Problemática

A determinação do problema é um dos elementos decisivos na tarefa de explicar um texto. O problema designa a dificuldade central levantada pelo texto. Este problema deve ser posto em evidência, pois, na maioria das vezes, ele não é evidente numa leitura apressada: numa dissertação, o problema não se confunde com a questão colocada, por isso, no comentário do texto, deve clarificar-se a questão fundamental colocada implicitamente pelo filósofo. 

Tese

Não se trata aqui de enunciar a teoria geral do autor, como se, por exemplo, todos os textos de Descartes implicassem a análise do “cogito”. Trata-se, pelo contrário, de determinar a posição do filósofo no texto em análise, isto é, de analisar o conteúdo filosófico fundamental do texto.

Plano do texto

A introdução deve finalizar com o enunciado do plano do texto de análise: partes que o compõem e um resumo breve e preciso do conteúdo de cada uma delas.


Desenvolvimento

Organização

É útil explicitar a organização do texto, descobrir a sua articulação, a sua organização interna. Não se trata de cortar o texto, de o dividir e de compreender a estrutura através de elementos dissecados sem nenhuma relação entre si. O que interessa é explicitar o encadeamento e evidenciar as verdadeiras ligações.

É necessário construir ligações e obedecer a uma organização rigorosa; do mesmo modo, a explicação do texto visa sobretudo tornar explícitos os encadeamentos, uns nos outros, dos elementos de reflexão. O que se pretende é precisamente evidenciar a construção e o itinerário do autor. Com esse objectivo, é aconselhável seguir a ordem do texto, e construir as diferentes
partes da explicação em função das partes do texto.

Explicitação dos conceitos fundamentais

Evidenciar o percurso orgânico do texto é, antes de mais, definir os conceitos fundamentais que presidem a essa organização. A finalidade da explicação do texto filosófico é portanto clara: trata-se de definir e de explicitar os conceitos fundamentais do texto, acompanhando o seu movimento e a sua organização. Deve-se prestar atenção particular aos conceitos de base que possuem uma significação particular e que detêm uma função precisa no texto. Evidentemente, não basta afirmar este papel central deste ou daquele conceito, é necessário também sublinhar o encadeamento dos conceitos entre si. Explicar consiste precisamente em estabelecer articulações entre conceitos e ideias.

Esforço crítico

A explicação não é completa se não provocar ao mesmo tempo um esforço crítico. Mas entendamo-nos sobre o sentido da palavra “crítico”: com efeito, todos os grandes textos filosóficos colocam pelo menos um problema fundamental. Que pode então significar uma crítica? A crítica de um texto não é uma simples refutação como muitos alunos pensam; a “refutação”, designa
a acção pela qual recusamos um raciocínio, uma argumentação, provando a sua falsidade. Este procedimento dificilmente será compatível com o reconhecimento da riqueza de um texto filosófico.

Criticar não é destruir, mas compreender. Destruir é manter-se no espírito da letra do texto, enquanto compreender é aceder ao seu verdadeiro conteúdo. A destruição é dogmática, a verdadeira crítica filosófica é a compreensão da problemática interna, a avaliação do interesse da resposta encontrada.

Armadilhas a evitar

Erros a evitar:

A) Tratar uma só parte do texto

Primeiro erro muito frequente: concentrar todo o esforço de compreensão numa única passagem do texto. Explicar um texto é determinar o seu sentido global. Por conseguinte a abordagem de um único dos seus aspectos não é nada adequada.

B) Esquecer o texto e fazer uma dissertação

Também não se deve pôr o texto entre parêntesis, como se fosse algo acessório e acidental. Alguns alunos cometem este erro, por muito estranho que pareça.. Esquecem o texto e fazem outra coisa, por exemplo, uma dissertação, uma reflexão pessoal sobre o tema desligando-se completamente do texto. Esta forma de responder não é a pior de todas, mas está longe de corresponder ao que se pretende. A referência ao texto a comentar é portanto fundamental.

C) Considerar os exemplos contidos no texto como secundários.

Deve dar-se sempre um lugar privilegiado aos exemplos utilizados pelo autor no texto, na medida em que é neles que reside muitas vezes a chave para uma boa interpretação.

D) Paráfrase

Atenção! As paráfrases devem ser evitadas a todo o custo. Esta armadilha ameaça os alunos constantemente. A paráfrase é uma espécie de caricatura de um estudo bem organizado. Ao aluno, neste tipo de trabalho, é pedido aluno que explicite os conceitos, que sublinhe a sua organização interna, a sua articulação, o seu significado real e dinâmico na lógica do raciocínio; pelo contrário, a paráfrase opera com base em verbalizações difusas, repetindo os mesmo termos interminavelmente sem deles retirar qualquer sentido. A paráfrase é passiva: repete o que o autor diz de uma forma menos interessante. A explicação é activa e dinâmica. A esterilidade da paráfrase opõe-se portanto à criação inteligente de um comentário explicativo. 

A Conclusão

A conclusão tem a finalidade de fazer um breve balanço, indicando o interesse da demonstração do pensador. Ela encerra o debate com precisão e clareza; possui, portanto, uma função retórica e pedagógica, cuja importância não deve ser subestimada.

=*

55 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto! O mesmo serviu para aumentar meus conhecimentos.Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Obrigado!!! Seu conhecimento vai servir de base para meus estudos. Estou me preparando para o concurso do IBGE 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou estudando para o concurso do IBGE.

      Excluir
    2. Eu tmbm, me ajudou muito. Obrigado.

      Excluir
    3. Eu tmbm, me ajudou muito. Obrigado.

      Excluir
    4. e agora somos 5! ibge vai estar concorrido mesmo hahahah

      Excluir
    5. opa, somos 6. Vou tentar no ES. Abraço e bons estudos.

      Excluir
    6. 9...kkk
      Agora que eu vo estudar ralado mesmo!

      Excluir
    7. somos 15... CE
      Boa sorte a todos

      Excluir
    8. somos 15... CE
      Boa sorte a todos

      Excluir
    9. 16! MG hehehe
      Muito obrigado por aparecer na parte de "interpretação e organização interna", no google!

      Excluir
    10. Acho que sou o ...19. Made in Rio!!! A prova vai ser boa!

      Excluir
    11. 25 - CE, deixar o 24 pro próximo ;)

      Excluir
    12. 25 - CE, deixar o 24 pro próximo ;)

      Excluir
    13. 26 rsrsr boa prova pra nóis Floripa!!

      Excluir
    14. 27 - São Paulo - Boa sorte pra todo mundo!

      Excluir
  4. opa, somos 7. Vou tentar também no PE. Vlw.

    ResponderExcluir
  5. Opaaa somos 9 então. . João Pessoa PB

    ResponderExcluir
  6. Opaaa somos 9 então. . João Pessoa PB

    ResponderExcluir
  7. Somos vários então , estou para ES

    ResponderExcluir
  8. Samos todo nós no IBGE.Aqui é em RO

    ResponderExcluir
  9. Samos todo nós no IBGE.Aqui é em RO

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Òtimo.Tirando dúvidas. Concurso IBGE MG.

    ResponderExcluir